teste

Olá estou formulando uma enquete para saber quais tipos de assuntos e dicas para assim melhorar nossa comunicação , pesso por gentileza que mandem um email para .......andreexploid09@gmail.com.......

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Surto ou mudança..


Sinais que lhe indicam que é hora de mudar de hábitos

Assumindo um papel de advogado do diabo, se olhar em retrospectiva para o seu passado vai concluir que alturas houve em que identificou que era a altura certa para mudar alguns dos seus hábitos. Na verdade, é a melhor coisa a fazer quando muito do que nos fazia sentido em tempos passados deixou de o fazer hoje. Aqui vão alguns sinais que lhe dizem que é altura de mudar de hábitos.
1. A sua barra de energia já não passa de meio
Já não sente a energia que sentia e nem a fórmula que utilizava para recarregar baterias funciona? A força e a vontade que a caracterizavam na realização de tarefas mantém-se abaixo do esperado e não há sinais de melhoria? Este é um excelente sinal de que algo está mal e que é hora de saber o que é. Há situações que facilmente se ligam à idade mas há outras que não e é altura de mudar de hábitos quando não consegue repor os seus níveis de energia. Algo está mal consigo e com o que faz.
2. Distracção
Nunca foi tão fácil distrair-se como hoje. Num mundo informatizado e mergulhado na Big Data, as distracções aparecem por todos os lados e sob todas as formas. Facebook, Tweeter, e-mail, telemóvel, smartphonetablets, e um número sem fim de pretextos, roubam-lhe o seu precioso tempo e numa altura em que nos queixamos, frequentemente, de falta de tempo. Mais um sinal que é altura de mudar de hábitos e este sinal é facilmente identificável. Comece por estas dicas sobre como manter-se focado
3. Procrastinação
A procrastinação é um sinal claro de que precisa de mudar de hábitos. A procrastinação nem sempre está associada à preguiça, mas sim ao facto de estar sobrecarregado noutras situações. Considero procrastinar como o adiamento, constante, de tarefas com razoável importância. Tarefas sem importância que são adiadas, não considero procrastinação. Portanto, se de alguma forma vai adiando algo que é importante para si então é hora de mudar, e pode começar por perceber como derrotar a proscratinação.
4. Tédio
Os seus hábitos levam-no para um sentimento de tédio e aborrecimento? Melhor, os seus hábitos profissionais ou, inclusive, o que faz traz-lhe um sentimento entediante? Triiimmmm, a campanhia está a tocar e está na altua de mudar. Mude a sua rotina, abane os seus dias e tente outra perspectiva. As próprias metolodias de trabalho são hábitos, pode começar por aqui. Experimente coisas novas e consiga novas experiências. Desafie o status quo.
5. Quando começa e não acaba
Está cheio de entusiasmo com um novo projecto, dá o pontapé de saída cheio de força e energia mas quando dá por si… passaram-se dias sem conta e não voltou a pegar naquilo que parecia ser A ideia. Será que o fez porque perdeu a motivação ou será que foi por manter uma série de hábitos que o impedem de avançar com os seus projectos paralelos?
6. Ausência de sentimento de realização
Outro sinal claro de necessidade de mudança é quase sente um contentamento normal quando atinge os seus objectivos. Contentamento não é o mesmo que realização ou felicidade. Contentamento acaba por ser um género de alivio e não um sentimento “ahhhhhh consegui!”, não deverá confundir. O contentamento é o sentimento do razoável e não do brilhantismo. Se vê as suas conquistas como apenas mais uma conquistais time to change.
7. Entusiasmo entusiasmante
Vive mais entusiasmado com os desafios dos outros do que com os seus próprios desafios? Fica a pensar nas histórias interessantes que os outros lhe contam ao mesmo tempo que se lamenta de não ter acontecido a si? Creio que estes episódios deixaram de ser somente uma conversa de amigos e passou a ser um problema que tem entre mãos. Se tem um entusiasmo entusiasmante pela vida dos outros, por vezes mais do que pela sua vida, espero que tenha umas noites valentes sem dormir. Depois disso, apenas desejo que seja como o meu amigo: noites sem dormir são o sinal de que é altura de mudar de hábitos e, quem sabe, de vida.
8. Os transportes públicos são uma seca…
…porque, de facto, são. Mas já imaginou o que pode fazer nos transportes públicos a caminho do trabalho que não pode fazer no seu carro? “Ah e tal, não tenho tempo para ler…”, já ouviu esta desculpa em algum lado? Eu já, tanta vez. Tenho falado tanto em mudar de hábitos e acabo de lhe dar um, de caras, que deve começar por mudar. Só traz vantagens: poupa dinheiro, ganha tempo para ler, para pensar, ouve música, não perde horas no trânsito, ajuda o ambiente, e um número infindável de outras vantagens.
9. “Ler é uma seca”
Ler é um hábito, dos bons. Perder o interesse na leitura ou nunca ter simpatizado com esse acto magistral é um sinal indicador de que deverá mudar de hábitos. Impedir-se de saber mais é impedir a sua própria evolução, um constante crescimento. Repare que o que se pode tornar um tédio é os temas da leitura e não a leitura em si, todos nós lemos todos os dias, a toda a hora. Portanto, reveja o seu conceito de leitura e comece já hoje por mudar os seus hábitos para que os bons livros comecem a entrar na sua vida.

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Por isso, a excelência não é um acto, mas sim um hábito.”

- Aristoteles

Todos nós gostaríamos de fazer alterações positivas nas nossas vidas, criar e manter hábitos que mudariam, para melhor, o nosso dia-a-dia… mas por onde começar? Que hábitos são esses? Esta não é uma pergunta fácil, mas na tentativa de o ajudar a começar a formar novos hábitos que podem mudar a sua vida para melhor, escolhemos sete.

Hábitos novos, vida nova

A ideia não é seguir, à letra, cada um destes sete hábitos, mas sim escolher um ou dois que podem ter um impacto profundo na sua vida, melhorando-a substancialmente. Depois, se quiser continuar a adoptar mais hábitos, força. Se não, concentre-se naqueles que já abraçou. O importante é trabalhar para os implementar e manter. Mas antes, uma pequena lista sobre como desenvolver novos hábitos, que é tão importante como mantê-los:
  • Implemente um desafio de 30 dias onde se concentra apenas num novo hábito.
  • Coloque esse desafio/hábito preto no branco, escrevendo ainda quais as suas motivações, obstáculos esperados e estratégias para os ultrapassar.
  • Dedique-se a 100%, de preferência publicamente.
  • Registe o seu progresso.
  • Dê a conhecer o seu progresso diariamente e, de preferência, publicamente.
  • Tenha um amigo/comunidade de apoio para os momentos mais difíceis, seja real ou virtual.
  • Recompense-se por cada vitória.
  • Se falhar, perceba o que correu mal, delineie uma nova estratégia e tente outra vez.

 hábitos que podem mudar a sua vida

  1. Pensamento positivo. Este é um dos hábitos fundamentais da vida, até porque irá ajudá-lo a formar outros hábitos igualmente importantes. É lógico que o pensamento positivo sozinho não o vai indicar o caminho do sucesso, mas é um trunfo poderoso em termos de motivação, para que possa concretizar as coisas necessárias para triunfar. Os pensamentos negativos estão intimamente ligados ao fracasso, ao invés dos pensamentos positivos que o ajudam a ver o mundo de outra maneira e a conquistar aquilo que mais quer. Ao focar-se primeiro neste hábito, a adopção de outros torna-se mais fácil. Como fazer? Esteja consciente dos seus pensamentos e autocríticas negativas, anotando-as cada vez que aparecerem – depois, analise as circunstâncias em que mais vezes ocorrem, para as poder eliminar. Com o tempo, será muito fácil converter o negativo em positivo.
  2. Exercício físico. Todos nós sabemos que o exercício físico é uma peça chave para corpo e mente sã e, consequentemente, para uma vida saudável e equilibrada. E de que forma é que este hábito pode alterar vidas? De várias:
  3. Faz-nos sentir melhores connosco próprios, mais confiantes – o que leva invariavelmente a mais sucesso e a outras mudanças igualmente positivas.
  4. Reforça o hábito do pensamento positivo – terá de pensar positivamente para manter um regime de exercício físico.
  5. Diminui os níveis de stress e proporciona-lhe tempo de qualidade para pensar e/ou meditar – o que proporciona um maior bem-estar mental e emocional na sua vida em geral.
  6. Incentiva e potencia a criatividade – curiosamente, as sessões de exercício físico são momentos que favorecem o brainstorming e a criação de boas ideias.
  7. Uma tarefa de cada vez. O “single-tasking” é, obviamente, o oposto do multi-tasking”, ou seja, em vez de tentarmos sempre fazer mil e uma coisas em simultâeno, vamos concentrar-nos numa tarefa de cada vez. E isto vai mudar a sua vida como? De várias e importantes maneiras:
  8. Será mais eficaz com cada tarefa que iniciar e, no final, conseguirá fazer mais e melhor. É muito difícil concretizar objectivos relevantes se estiver constantemente a “saltar” de uma tarefa para a outra, sendo distraído por outras coisas “urgentes”.
  9. Em geral, andara menos stressado e os seus dias revelar-se-ão mais felizes.
  10. Concentre-se apenas num objectivo. Da mesma forma que é mais eficaz concentrar-se numa tarefa ou num hábito de cada vez, o mesmo raciocínio é aplicável aos grandes objectivos da nossa vida. Embora possa não parecer, concentrar-se exclusivamente num único objectivo é a forma mais infalível de o concretizar. Ao tentar realizar demasiados objectivos em simultâneo estará a dispersar a sua energia e concentração – dois elementos críticos para a materialização dos seus sonhos. Digamos que tem 5 objectivos para alcançar – escolha um e dedique-se unicamente a esse. Faça algo todos os dias para chegar mais perto da meta final, se necessário divida esse objectivo em mini-objectivos, que são mais fáceis de realizar… e assim sucessivamente, até conseguir tornar o seu sonho realidade. Depois, passe para o próximo objectivo. Porém, existem objectivos que são contínuos – como ir ao ginásio todos os dias ou actualizar o blogue – nesses casos, concentre-se em transformá-los em hábitos.
  11. Elimine o que não é essencial. Em primeiro lugar, identifique o que é essencial – ou seja, as coisas mais importantes na sua vida, aquelas que mais ama e que não imagina viver sem. Depois, analise a sua vida e elimine todo o resto – o supérfluo pode estar relacionado com a casa ,  carro, trabaljho ,  compromissos semanais ou mensais, entre outros. Este processo tornará a vida mais simples , onde será mais fácil focar-se naquilo que é essencial, naquilo que lhe é mais querido. 
  12. Generosidade. Sim, a generosidade é um hábito, que pode ser cultivado. Concentre-se na bondade todos os dias durante um mês e verá alterações profundas na sua vida. Sentir-se-á melhor enquanto ser humano, verá como as pessoas à sua volta o vão tratar diferente, com igual carinho. Como desenvolver a generosidade enquanto hábito? Tenha como objectivo fazer algo bom por alguém todos os dias – pode ser planeado ou instintivo. Em segundo lugar, sempre que interagir com pessoas ao longo do seu dia, procure ser simpático, generoso e compreensivo. Em terceiro lugar, tente estender toda essa bondade para gestos maiores, como o voluntariado ou ajudar diretamente quem é mais necessitado.
  13. Rotina diária. Um dos hábitos mais simples é a criação de uma rotina diária, uma rotina que fará toda a diferença na sua vida. As melhores rotinas são aquelas que utilizamos para começar ou acabar o nosso dia, quer seja na esfera pessoal ou profissional: para quando acordamos, para quando começamos a trabalhar, para terminar o dia de trabalho, para terminar a noite. E todas estas rotinas vão ser benéficas para a minha vida? Sim. Irão ajudá-lo a começar os seus dias da melhor forma possível e terminá-los já preparado para o dia seguinte. As rotinas são cruciais para implementar todos esses hábitos produtivos que quer e que precisa para concretizar os seus sonhos, mas também contribuem para ajudá-lo a concentrar-se naquilo que é realmente importante e não apenas nas coisas que surgem inesperadamente. Vão ajudá-lo a certificar-se que faz tudo o que pretende, da melhor forma possível, todos os dias. E isso pode ter um enorme significado na vida de alguém .

Nenhum comentário:

Postar um comentário