Voce sabia que o O Deserto do Saara (em árabe: الصحراء الكبرى, aṣ-ṣaḥrā´ al-koubra; alternativamente em português: Sara ou Sahara) é tecnicamente o segundo maior deserto do mundo logo após a Antártica. Localizado no Norte da África tem uma área total de 9.065.000 km², sendo equivalentemente, um pouco menor que a Europa (10.400.000 km²) e os Estados Unidos e maior que países continentais, como: Brasil, Austrália e Índia. O nome Sahara é uma transliteração (em árabe: صحراء), que por sua vez é a tradução da palavra tuaregue tenere (deserto). O deserto compreende parte dos seguintes países e territórios: Argélia, Burkina Faso, Chade, Egipto, Líbia, Marrocos, Sahara Ocidental, Mauritânia, Mali, Níger, Senegal, Sudão, e Tunísia. Vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas na área do Sahara.
A área do Saara também inclui parte das bacias do Rio Nilo e do Rio Senegal, as montanhas Aïr, Hoggar, Atlas e o Vulcão Tibesti, pequenos desertos como Erg, Deserto da Líbia, Ténéré, Depressão do Qatar e Erg Chebbi, o lago Chade, e os oásis Bahariya, Ghardaïa e Timimoun.
As fronteiras do Saara são o Oceano Atlântico a oeste, a cordilheira do Atlas e o Mar Mediterrâneo a norte, o Mar Vermelho a leste e o vale do Rio Níger a sul.
O Saara divide o continente africano em duas partes, a África do Norte e Sub-Saariana. A fronteira saariana ao sul é marcada por uma faixa semi-árida de savana chamada Sahel, e ao sul de Sahel encontra-se o Sudão.
De acordo com o critério da botânica Cap-Rey, o Saara está entre as áreas:
- ao norte: limite de maturidade da Phoenix dactylifera
- ao sul: limitado a sudeste por Cornucala monacantha (a Chenopodiaceae) ou limitado a nordeste por Cencrus biflorus (a Poaceae na região do Sahel).
De acordo com o critétio do clima:
- ao norte: 100 milímetros anuais de precipitação.
- ao sul: um limite de 150 milímetros de precipitação anual (que se mantem de um ano a outro)
- Dromedários e cabras são os animais predominantes no Saara, por causa das suas qualidades de sobrevivência, da resistência e da velocidade, um dromedário é o animal favorito dos nômades.
- O Leiurus quinquestriatus é um tipo de escorpião do Saara pode alcançar 10 cm, ele possui o agitoxina e scyllatoxina, que são venenos tóxicos, que levam a morte na maioria dos casos.
- O varano com nome científico de varanidae é um tipo de lagarto.
- Cerastes é um tipo de cobra que tem em média 50 cm no comprimento. Muitos têm um par de chifres. Muito activo na noite, encontram-se geralmente enterrado na areia com somente seus olhos visíveis. As mordidas são dolorosas, mas raramente fatais.
- Feneco, um omnívoro.
- A Dassie, seu primeiro fóssil encontrado recorda 40 milhões de ano atrás.
- O avestruz é nativo da África, tornaram-se raros porque foram imigrados para outros países.
- O adax é um grande antílope branco, é uma espécie ameaçada. Adaptado ao deserto, pode sobreviver por até um ano sem água.
- A chita do Sahara vive no Niger, Mali e Chad
Deserto do Atacama localizado na América do Sul, se estende por 1,81,300 km. É uma faixa de terra que fica na costa do Pacífico da América do Sul e no oeste da Cordilheira dos Andes.
O deserto de Atacama é um planalto praticamente sem chuva e o mais seco deserto do mundo, de acordo com uma pesquisa realizada pela NASA.
Localização Geográfica
Cálculos mostram que Geográficos deserto de Atacama situa-se 30 ° ao sul do equador, estendendo-se poucos quilômetros a sul do Chile, fronteira com o Peru. A região costeira do sul do Peru é considerado uma parte do deserto do Atacama. Na maior parte ocupa o norte do Chile, junto ao Oceano Pacífico, composto por lava densa, areia e sal das bacias. Uma parte substancial do deserto se estende até a montanha dos Andes.
Condições Climáticas
As condições climáticas incluem baixas temperaturas, neve, neblina, etc.
Confira abaixo os detalhes sobre o clima do deserto de Atacama.
Temperatura:
Existem alguns fatos sobre o deserto de Atacama que nos deixam chocados. O lugar é muito frio, apesar de ser o mais seco deserto e ter os intervalos de temperatura entre 0 ° C a 25 ° C. A precipitação média anual nesta área é inferior a 0,004 mm/0.01cm de chuva por ano.
Flora e Fauna
Não há crescimento das plantas nesta região. No entanto, certas espécies de cactos, algas e líquenes são encontrados. Flamingos, pingüins, pelicanos, são normalmente encontradas em regiões costeiras. Outros animais como ratos, raposas, veados e llamas também são encontrados no deserto de Atacama.
Habitação Humana
San Pedro de Atacama é uma pequena vila localizada no oásis, situada no meio do deserto. Esta região é pouco povoada. evidências históricas indicam que tribo atacamenha governou este lugar durante a época pré-hispânica. A Rodovia Pan-Americana é construída através do deserto de Atacama.
Há alguns fatos estranhos associados a este deserto, que o tornam o local mais seco da Terra.
Curiosidades:
* O deserto não recebeu nenhuma chuva entre o período 1570-1971.
* Os leitos dos rios estão secos desde o último 12 mil anos.
* Deserto de Atacama tem maior oferta de nitrato de sódio.
* O tipo de solo que foi encontrado em Marte pela sonda Phoenix Mars Lander, foi encontrado também em Atacama. O solo no deserto do Atacama é rico em nitratos e percloratos.
* Múmias mais velhas do mundo foram encontradas no deserto do Atacama.
Na Argentina, está situada ao sul do Rio Colorado e se divide em duas sub-regiões: a primeira constituída por cadeias montanhosas permeadas por vales, bosques, lagos e geleiras, e, a segunda, formada por uma gigantesca meseta de variada morfologia, constituída por serras, desertos, depressões, infinitas estepes e amplos vales fluviais.
Ocupa as províncias de La Pampa, Neuquén, Rio Negro, Chubut, Santa Cruz e Tierra del Fuego. Todas têm em comum a enorme beleza de suas paisagens, as grandes distâncias e sua pouca densidade de populaçao.
Do lado da cordilheira se destaca a magnificência de suas montanhas, bosques incríveis que emolduram lagos de águas cristalinas, geleiras milenárias e uma rica variedad de fauna enquanto que do lado Atlântico a que reina é a baleia franco austral quem compartilha as àguas com orcas, lobos e elefantes marinhos, pingüins e golfinhos overos.
Entre as montanhas da cordilheira dos Andes e a bravura do oceano Atlântico, as áridas mesetas varridas por incontroláveis ventos, encerram em seus vales múltiplas e curiosas riquezas naturais e culturais.
Santa Cruz oculta tesouros como os Bosques Petrificados e o Glaciar Perito Moreno. Chubut há também tesouros culturais bem conservados, como as localidades do Gaiman e Travelín. Ali, os desendentes dos colonos galeses que chegaram no final do século XIX à província do Chubut, ocupam-se de manter vivas as tradições de seus antepassados.
Um circuito especialmente dotado de beleza é o denominado “Ruta de los 7 Lagos” em Neuquén, para viajar desde Junín de los Andes até San Carlos de Bariloche (Rio Negro), destino turístico por excelência. Esta cidade atrai a milhões de turistas que praticam esportes invernais, turismo aventura ou a simples contemplaçao da natureza.
No extremo sul está a cidade da Ushuaia. Entre as visitas obrigadas se encontram os Museus do Fim do Mundo, o antiguo Presídio e o Trem do Fim do Mundo que chega até o Parque Nacional Tierra del Fuego.
Clima:
As temperaturas registradas variam desde as mais baixas do continente até os 45ºC, desabando chuvas torrenciais na zona nos bosques cordilheiranos do Chile enquanto o ar é tórrido e seco nos desertos da meseta central argentina.Vegetação:
Incluindo o deserto, a estepe, a tundra, a floresta fria e os bosques austrais, uma razoável parcela da Patagônia está protegida pela criação de pelo menos 12 parques e reservas nacionais na Argentina e outro tanto em território chileno.Relevo:
Reunindo uma grande diversidade de paisagens e habitats que variam desde a alta montanha, os campos de gelo.São comuns as geleiras gigantescas, montanhas, lagos e rios formados de degelo, bem como paisagens pampeanas, desertos e bosques de árvores típicas da floresta úmida como alerces e araucárias centenárias.
Litoral:
A pesca, a pecuária, a lã, as frutas e o petróleo são os principais produtos da região, além do turismo. O litoral é famoso por reunir algumas das maiores colônias de pingüins do mundo, além de ser santuário para reprodução de baleias, lobos marinhos e uma enorme variedade de pássaros.História e Cultura:
Tanto no Chile quanto na Argentina a acolhida ao turista é hospitaleira, qualidade que se ressalta no homem do interior acostumado à vida isolada em razão das grandes distâncias.A cultura e os hábitos do homem pampeano, representado no Brasil pela figura do gaúcho, presente no Rio Grande do Sul e em partes de Santa Catarina e do Paraná, adentra Argentina e prolonga-se em direção ao sul por uma faixa ininterrupta até os confins da Terra do Fogo, mesclando-se com bolsões de descendentes de imigrantes europeus com a forte cultura indígena autóctone.
Assim, não será nenhuma surpresa se, em algum destes países, o viajante for convidado a sentar-se frente ao fogo e acolhido com uma cuia de chimarrão, localmente chamado de mate, representando não só a bebida nacional como também um franco e representativo sinal de hospitalidade.
Na região do deserto da Califórnia, o Deserto de Mojave compreende a parte mais elevada , enquanto que o Deserto de Sonora , a parte mais baixa. O deserto do Mojave apresenta um clima hostil e formações geológicas peculiares.
Vale da Morte
O Deserto de Mojave possui este nome por lá haver grande incidência de cobras conhecidas como Mojave. Na região desértica da Califórnia ainda há o Parque Nacional Joshua Tree que abrange as áreas dos desertos do Colorado e do Mojave. “Joshua Tree” significa “arvore de Josué”.
Na parte mais baixa, o Deserto de Sonora está na fronteira entre os EUA e o México. Este deserto também é conhecido como Deserto Gila e Baixo Deserto.
O Deserto de Sonora possui um clima desértico frio. Abrange superfícies do sudoeste, do estado de Utah, sul do estado de Nevada e noroeste do estado do Arizona. É um dos deserto mais maiores da Americo do Norte.
Tambem existem os grandes desertos gelados
1º: Deserto Antártico (Polo Sul do planeta)
2º Deserto Ártico (Polo Norte do planeta)
O grande deserto de Gobi na China
Até no Brasil que é um país tropical com altos indices pluviometricos e fluviometricos corre perigo
Verdade. Essa situação já atinge mais de 1.488 municípios - bem mais da metade dos 1.800 que compõem os nove Estados do Nordeste, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Afeta, ainda, algumas cidades do norte de Minas Gerais e noroeste do Espírito Santo. Trata-se da região semi-árida mais populosa do mundo, onde vivem 32 milhões de habitantes.
A área total de desertificação aumentou de cerca de 900 mil quilômetros quadrados (2003) para mais de 1.338.076 de quilômetros quadrados (2007), o que equivale a 15,7% do território nacional, segundo José Roberto Lima, coordenador-técnico do Programa de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente. Ele diz que, se essa situação continuar, as regiões semi-áridas do Brasil podem se transformar em áridas ou semi-desertos, num prazo de 60 anos. Já as subúmidas secas se transformarão em semi-áridas e estas serão as que sofrerão os impactos do aquecimento global no Brasil, de acordo com os estudos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas
E não acaba por ai não
O deserto é parte de Al-Hamad, que cobre porções da Síria, Iraque, Jordania e Arábia Saudita. Possui fronteiras a oeste com o Vale Orontes e a leste com Eufrates Ao norte, o deserto dá lugar à áreas muito férteis no centro-norte da Síria. No sul, ele corre para a Peninsula Arábica. Muitos oásis existem no Deserto Sírio como o Palmyra. Damasco , capital da Síria fica localizada em um dos oásis do deserto. A paisagem notável foi formada por soerguimentos de lava advindos da região vulcânica de Jebel Druze, no sul da Síria.
O lugar mais quente da Terra é o Deserto de Lut, no Irã, onde a temperatura chegou a 70,7 graus Celsius em 2005, segundo medições da Nasa, divulgadas ontem por uma equipe da Universidade de Montana, nos Estados Unidos. Localizado no leste do Irã, o Lut conta com uma paisagem árida repleta de grandes colinas de fragmentos de rocha esculpidas pelo vento. Sem aparelhos de ar condicionado ou qualquer proteção, um ser humano não resistiria por um dia àquele ambiente
Aproveitando toda essa informação vamos refletir sobre nossa casa o planeta em que moramos para que não vire tudo um grande deserto , cara vou beber alguma coisa pois fiquei com a garganta seca ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário