Ser Empregado
A primeira coisa que as pessoas pensam é na estabilidade. O profissional que trabalha para uma empresa sabe a data de pagamento, sabe o quanto ganha exatamente e consegue se programar. Como os horários também são fixos, salvo horas extras, é possível ter mais tempo reservado para entretenimento e família. Os fins de semana também são livres para relaxar ou fazer alguns projetos pessoais. Outra grande vantagem é o acesso a direitos do trabalhador, como INSS, seguro desesmprego, seguro doença, dentre outros que facilitam a vida do empregado.
Mas nem tudo são flores. A estabilidade também quer dizer que fica complicado você fazer trabalhos extras para conseguir aquele dinheirinho a mais no final do mês. Afinal, um profissional de trcnologia precisa estar bem para ir trabalhar no dia seguinte, ir com sono ao trabalho, sem ser por motivos de saúde, é anti-ético. Além disso, ser empregado também é engolir muitos sapos de chefes e clientes que não sabem bem do que estão falando. Sempre um empregado se sentirá injustiçado, raras serão as vezes que este não acha que deveria ganhar mais por esse ou aquele motivo. Além disso, as pausas e horários também são bem regulares, mesmo que você não esteja dispostos, você precisa trabalhar naquele horário. Terá que seguir regras que você não aceita, muitas vezes sem nenhuma explicação plausível para isso.
Ser Patrão
Existem muitas vantagens em ter a própria empresa. Como patrão, você será aquele que vai ganhar mais. Ditará regras e metodologia de trabalho. Além disso, como chefe de equipe, você será o principal parabenizado por toda a qualidade do projeto. Será representante em prêmios por ter feitos boas escolhas. Você poderá escolher o próprio horário, mesmo tendo que manter certa responsabilidade, e tem o poder de decisão em todos os casos, mesmo que divido no caso de sociedade.
Entretanto essas mesmas vantagens podem ser vistos como problemas. Se ver um filho seu evoluindo é gratificante, também pode ser pesado. Você terá a obrigação de pagar todos os seus funcionários em dia. Se houver algum rombo financeiro, você terá que arrumar empréstimos ou procurar soluções eficientes, o que vai pesar na hora de dormir a noite. Além disso, está sujeito a motins e greves, pessoas nem sempre irão concordar com tudo o que você falar e bons profisionais contestam. O patrão precisa ter muito jogo de cintura para não criar uma inimizade. Além disso, aguentar a reclamação de clientes e a burocracia não são tarefas fáceis. Mesmo que você tenha um executivo, gerente, na sua empresa, você tem que ficar atento aos números. Isso vai quase que dobrar a sua carga horária de trabalho, pois precisa estar atento a muitas coisas. Deve ter que fazer contas e tomar cuidado sempre que contratar um funcionário. O empregador gasta quase o dobro do salário que paga por causa dos diversos impostos e leis.
Autônomo
Quase sempre pode acordar a hora que quer e trabalhar a hora que quer. Isso não quer dizer que vai trabalhar menos. Entretanto, o profissional autônomo tem prazos, não horários. Ele pode trabalhar tarde-noite, manhã-tarde, manhã-tarde-noite ou de madrugada, enfim, quando ele se sentir melhor (ou for melhor para o cliente ). Além da mobilidade de horário, o profissional autônomo tem custos relativamente menores do que uma empresa maior, pois não precisa pagar os mesmos tipos de impostos (tem que pagar alguns se for regularizado) e obedecer certas leis e regras de estabelecimento. O autônomo pode tomar as próprias decisões sem ninguém reclamar ou falar. Pode almoçar em casa, comer onde quiser, no horário que quiser, enfim, criar suas próprias regras.
Mas se você sentir-se inseguro faça igual ao nosso amigo aqui ó.... e clique na imagem o cara é sem noção e parte pra cima mesmo.
Mas se você sentir-se inseguro faça igual ao nosso amigo aqui ó.... e clique na imagem o cara é sem noção e parte pra cima mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário