teste

Olá estou formulando uma enquete para saber quais tipos de assuntos e dicas para assim melhorar nossa comunicação , pesso por gentileza que mandem um email para .......andreexploid09@gmail.com.......

sábado, 3 de novembro de 2012

O caloteiro é um artista...


     Nunca se viu tanto dinheiro em circulação no Brasil. Nos últimos anos os chamados empréstimos consignados, nos quais os descontos são feitos em folha de pagamento de aposentados e funcionários públicos, se multiplicaram pelo país. Dezenas de pequenos novos “bancos” competem com os não menos numerosos bancos públicos e particulares tradicionais no mercado, e até com agências lotéricas e farmácias, pelas menores taxas de juros. Os agiotas continuam no mercado, entre muitos outros emprestadores. Afinal, quando nenhum desses bancos empresta, só resta recorrer aos “agentes financeiros de rua”, os populares agiotas ou aos amigos trouxas.
         Falamos de crédito fácil e abundante. Esse tem propaganda em toda esquina. Agora, vamos falar um pouco sobre os outros personagens dessas transações. Os amigos trouxas ou os amigos bem intencionados que automaticamente viram otários na visão dos espertos, que por sua vez, na maioria dos casos também já levaram seus calotes na vida.
É calote de pedreiro , da internet , de parente ,de amigo , e por aí vai ...
       
                 - Foi, mas ele me “queixou” com uma história de doença, remédio, e eu, que ainda acredito na humanidade, caí nesse “conto do vigário”, com todo o respeito aos nobres vigários.
         E fica por isso mesmo. Você é enganado e ainda fica com fama de otário, enquanto o velhaco ou velhaca (caloteiro não tem sexo) desfila pelas ruas gastando o teu dinheiro e sempre pedindo mais, afinal, o que não falta é gente “pedindo” pra ser enganado. Aqui, acolá, um desses enganados se revolta e aplica uma surra no vagabundo. Perde a grana, mas lava a alma. Felizmente são raros esses casos, até porque, a maioria desses calotes envolve pequenas quantias e se toda cobrança fosse feita na base da pancada, o que ia ter de olho roxo na cidade...
         As táticas são sempre as mesmas. O cara tá precisando internar a mãe, ou pagar a conta de luz até às quatro da tarde, ou ainda:
         - Pode ficar tranquilo que dia 11 sai minha grana e no mesmo dia eu venho aqui te pagar. O dinheiro sempre sai nesse dia. Só não chega à tua casa;
         - Daqui pro fim da tarde eu venho aqui te pagar!        Esse tipo é o mais cruel. Esse fim de tarde nunca chega e a sensação de haver sido ludibriado é enorme.
         Tem também os chamados velhacos amigos, que mesmo te devendo, continua teu amigo, por conta das pequenas quantias envolvidas nos calotes, como também pelo tempo que quase tudo apaga. Tem os amnésicos que te encontram na rua e falam contigo como se nada tivesse acontecido. Aí você fala:
         - Oi fulano? Tudo bem? E aquela nossa dívida?
         - Que dívida? Não te paguei ainda não? Não. Pois então essa semana eu vou lá só fazer isso. Quanto é mesmo hein? Nem se lembra. E finalmente, tem o devedor que fica puto se você se “atrever” a cobrar:
         - “Diabéisso”? Tá me cobrando? Tá louco? Detesto quem me cobra! Conheço um cobrador que foi processado por insistir em cobrar um comerciante caloteiro.
         Infelizmente, por mais honestos e desconfiados que sejamos, estamos sempre sujeitos a essas “abordagens financeiras” de quem você jamais esperaria levar um calote. Ou seja: frases populares como “fiado só amanhã” e “quem empresta não presta” continuam na moda. Fique de olho no seu bolso.
Uma maneira segura de desviar do calote..
com vendas diretas ouvimos diariamente clientes pedindo para pagar depois, principalmente os amigos, os motivos são os mais variados. A verdade é que muitas das nossas consultoras acabam concordando com a proposta do cliente e permite que o cliente pague depois.

É preciso saber que ceder a negociação que o cliente propôs para quem está começando a revender dependendo do tamanho do calote pode colocar toda uma história de sucesso em jogo ou pelo menos adiar essa história.

Em nosso blog vamos ajudar você leitora com muitas dicas para que seu cliente pague sempre em dia e para que você saiba se defender dos caloteiros que na maioria das vezes são os melhores amigos.

Mas não vou terminar esse post sem dar uma algumas dicas básicas, sabe quando o cliente quer muito levar o produto, praticamente ele implora para poder ficar com o produto e pagar daqui há 1 semana sem falta, para esse cliente você deve sempre ter um talão de nota promissória, essa é uma das formas que temos de nos defender judicialmente das pessoas de má fé na próxima parte desta matéria vamos entrar em detalhes.

Oferecer bons descontos para clientes que pagam a vista é uma das formas utilizadas pelos comerciantes para assegurar o dinheiro em mãos, as vezes com menor lucro, mas o dinheiro da venda estará garantido.

Maquinetas de cartões de crédito também é uma boa opção para estimular as vendas, mas deve-se tomar cuidado com as altas taxas cobradas pelas operadoras de cartão, conversar com o gerente do banco perguntar sobre as taxas cobradas, repassar os custos do valor aluguel da máquina e a taxa referente ao parcelamento é super importante para que a revendedora não saia no prejuízo.

Utilizar o Pag Seguro para parcelamento da compra também é uma ótima saída, basta um netbook ou um tablet que o cliente efetua o pagamento online em qualquer lugar.
  
Onze palavras proibidas .
Compilei as frases que você deve prestar atenção e decorar. Se no meio do papo aparecer uma, ligue o alerta amarelo. Se aparecerem duas o alerta laranja. Se ouvir três, aí saia correndo e verifique se sua carteira ainda está no bolso. Se ouvir mais de cinco destas pérolas em uma única negociação pode dar um tiro na cara do sujeito que deve ter algum atenuante legal. hehehe

1 - “De onde saiu isto tem muito mais”

Esta é a frase mais representativa, quase um slogan, de todo picareta. Possui variações como: ”vão ter outros trabalhos”, “Tem mais coisa pra gente fazer depois”. De qualquer maneira esta pérola sempre segue ou antecede uma proposta de redução absurda de valor. Pela lógica do picareta você deve ganhar menos se tiver a “grande oportunidade” de trabalhar ainda mais para ele.

2 - “Vamos fazer uma parceria”

Quando eu ouço esta frase confesso que eu tremo na base. É como se eu estivesse diante dos portões do inferno prestes a ser arrombado. Se você ouvir saia correndo e não olhe parta trás de jeito nenhum. Parceria de c.. é r....!!!!

Parceria séria é definida em contrato! Onde as duas partes sabem desde o inicio quais suas parcelas de responsabilidade, trabalho, tempo e ganho.

A tática para identificar a parceria que afunda qualquer um é o seguinte (onde o pilantra entra com a KARA de pau e ) é simples: ou o cara só fala no que você tem que fazer sem deixar claro quanto ganhar ou só fala no quanto ele é fodão eu já tive um amigo assim
e como eu fui um sortudo de trabalhar com ele.o nome dele é ANDERSON mais conhecido como TANGERINA um sujeito muitocara de pau.
3 - “Não precisa de contrato”
Precisa sim. É a primeira coisa que determina se você está lidando com gente séria. Quem não gosta de assinar contrato, também não assina a ordem de seu pagamento.

O contrato é garantia para ambas as partes. Nele se definem, prazos, pagamento, todo o serviço em si. Além do mais como vendemos serviço, não dá pra protestar direto pelo banco. Se o cara não te paga tem que usar o contrato e a nota fiscal pra meter no pau.

Se você quer ser respeitado como profissional tem que agir profissionalmente tem que arcar com isto, pra não arcar com coisa pior.

A lógica correta é:
• Pegar as informações todas detalhadamente do que será feito.
• Com base nestas informações elabore uma proposta detalhada e mande o cliente assinar que autoriza
• Faça o contrato com o a proposta anexa e mande assinar.
• Cobre via boleto, com multa e juros previstos.


4- “ Não vamos mais usar o trabalho”

Muita gente se acha no direito de encomendar uma ilustração ou qualquer peça de propaganda e depois dela pronta, desistir. Desistir na verdade ele pode, mas se o trabalho foi aprovado e autorizado a confecção ele tem que pagar por ele integralmente ou parcialmente, dependendo em que etapa se encontra.

Mas aí se ligue na dica anterior: você tem um contrato, um documento assinado, onde está claro o que acontece no caso de desistência? Se não tiver se fudeuuuu!!!

5 -“Vai ser bom pra você divulgar seu nome”

Todo picareta acha que trabalhar para ele sem receber é uma imperdível oportunidade de aparecer para o mercado e divulgar o seu nome. Só se for pra aparecer pro mercado como um grande otário e divulgar seu nome (e CPF) junto ao SPC e SERASSA por não ter grana pra pagar seus compromissos.

Um grande autor de quadrinhos, amigo meu, uma vez foi chamado para fazer um painel em um bar chique. Foi lá viu as dimensões do painel, viu quantos dias de trabalho teria e deu o preço do serviço, para surpresa do dono do estabelecimento cuja contra proposta foi que “deixaria” o artista assinar a obra. A contra proposta foi seguida de uma proposta envolvendo um determinado órgão excretor do dono do bar.

6 - “Tem um amigo meu que também faz isto”

Outra frase de picareta que sempre é seguida por um complemento tipo “ e cobra bem mais barato” . A melhor contra resposta que existe para esta é: “ então faça sua porra com ele”. Nunca caia nesta! Se alguém tem um amigo, primo, irmão, vizinho... que faz exatamente o mesmo serviço que você faz, com a mesma qualidade e tempo, não existiria nenhum motivo para ele te chamar. Ou é mentira da grossa ou o tal cara que faz mais barato é uma merda ou então tomou um calote e não quer fazer mais nada pra ele. Simples assim!

7 - “Você faz isto aí rapidinho”

A frase típica de quem não vai querer pagar o valor do trabalho. Começa assim diminuindo a importância do que você faz, acreditando que está insuflando seu ego. Se hoje você tem destreza é porque investiu. Lembre disto. Outra coisa: não se deixe levar pela pressa exagerada do cliente. Quem sabe quanto tempo leva pra fazer um serviço é você. Depois ele que te encheu o saco pra dar pressa é o que vai encher o saco dizendo que não está bom.


8 - “Vamos fazer uma permuta”
Pule fora de permuta. Quem se fode 99% das vezes é o ilustrador. Quero ver você pagar sua conta de luz com permuta.

9 – “Vamos fazer no risco”

Trabalhar no risco pra quem não sabe significa você fazer a porra toda e se o cliente aprovar você é pago. Vale lembrar que quem trabalha no risco é dublê de cinema. Porém em alguns casos até pode valer a penas como investimento. Mas com as seguintes condições:
• O valor que você vai receber ser acima do valor de mercado (a taxa do risco),
• Ter um ganho mínimo no caso de uma não aprovação,
• Você não ter outra coisa pra fazer
• Ter um contrato de garantia em contrato de que o trabalho, caso seja aprovado, seja feito com você. Não é raro alguns contratantes aprovarem seus projetos com o trabalho de uma pessoa e depois o executarem com outro que cobre mais barato e usando todo o conceito que foi criado como modelo.


10 - "Eu comecei a fazer com outra pessoa mas ele não terminou. Faça mais barato. "
Esta é foda! Você acha justo, uma pessoa que trabalha direito ter que custear o trabalho de quem fez merda? Eu não acho. Mas o picareta ou mané , que não quis pagar por um serviço de qualidade acha que é nossa obrigação cobrar mais barato porque ele já pagou pra outro que fez besteira. E quico? Quico eu tenho haver com isto?

11 - “você faz o trabalho pra gente ver como é que fica."

Eu deixei esta por último por ser a mais bizarra de todas. É um misto de picaretagem, com falta de respeito que não tem tamanho. O escroto que te propõe isto acredita que você além de imbecil é um desocupado. Por isto é importante ter um portfólio bem completo, onde você mostre todas as nuances de seu trabalho. O cara escolhe um linha e você após assinar o contrato e a proposta executa. Imagine ele chegar pra um arquiteto e dizer: - Você constrói a casa toda
e se eu gostar te pago. Você acha que ele topava?

Nenhum comentário:

Postar um comentário