Vamos falar do Brasil, como foi no Brasil, a verdade é que há muito pouco tempo de democracia no Brasil, isso é um fator importante que as pessoas devêm saber, muitos não tem essa conciência, é função das escolas mostrarem isso para os alunos.
O primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1934) é considerado como o início de uma era democrática no país, marcado pela conhecida Revolução de 1930 que derruba o ex-presidente Washington Luís, acabando com a República Velha.
Em 1934, Vargas permanece no poder, sendo eleito pelo voto indireto através de uma Assembléia Nacional Constituinte, fica até 1938 e cria vários benefícios para o trabalhador. Dentre alguns, estabelece a jornada de trabalho de oito horas diárias; torna a carteira profissional obrigatória; organiza a Justiça do Trabalho e institui o salário-mínimo em 1940, já previsto na Constituição de 1934.
Pressionado pelos militares, ele renuncia em 1945 e, em 1946, é eleito, ainda pelo voto indireto, seu ex-ministro de guerra, o general Eurico Gaspar Dutra.
No mesmo ano Dutra instaura uma Assembléia Nacional Constituinte e promulga a nova constituição, considerada mais democrática que a anterior na medida em que reflete sobre a derrota do nazismo e fascismo na 2a Guerra Mundial. Mesmo assim medidas antidemocráticas seriam tomadas como, por exemplo, a proscrição do Partido Comunista, a regulamentação restritiva do direito de greve e a intervenção em sindicatos.
Quatro anos depois, em 1950, Getúlio Vargas retorna ao poder, desta vez eleito pelo povo, e permanece até 1954, quando se suicida em agosto. No ano seguinte, Juscelino Kubitschek é eleito presidente, pelo voto direto, presidente, com mandato até 1960.
No mesmo ano, Jânio Quadros vence as eleições, sendo o último presidente eleito pelo voto direto antes da ditadura, iniciada em 1964. Ele renuncia em 1961, tomando posse o vice João Goulart. Mas sua posse só é aceita com a condição do Congresso instituir o parlamentarismo.
Em 1963, João Goulart organiza um plebiscito para definir entre parlamentarismo e presidencialismo, vencendo o segundo. Mas a democracia duraria pouco. Com o golpe de 1964, seu governo é destituído e os militares assumem o poder..
O militar Humberto de Alencar Castello Branco é eleito indiretamente pelo Congresso no mesmo ano.
Fica até 1967 no poder, quando mais um militar, o general Artur da Costa e Silva assume o governo, também eleito pelo voto indireto.
Devido a um derrame cerebral, ele deixa a presidência em agosto de 1969, uma junta militar, composta por Aurélio da Costa Tavares, Augusto Rademaker e Márcio de Sousa e Melo assume o governo, impedindo o vice de Costa e Silva, Pedro Aleixo, de tomar posse. Depois, a mesma junta indica para ser formalmente eleito pelo Congresso, o general Emílio Garrastazu Médici.
O sucessor de Médici na presidência seria outro general, Ernesto Geisel, também eleito pelo Congresso, que tomaria posse em 1974.
Nove anos depois, acontece a primeira manifestação a favor das eleições diretas. O movimento cresce e ganha o nome de "DIRETAS JÁ" - um primeiro indício de que um período de redemocratização estava por vir.
Sendo que antes de ocorrer á redemocratização ocorreram muitas torturas, foi um período horrível, o SBT está exibindo a novela “AMOR E REVOLUÇÃO” que mostra como esse período foi horrível, um período de muito terror, a ditadura danificou o Brasil, muitas coisas que existem hoje são frutos da maldita ditadura.
Até hoje há pessoas que não sabem que se os parentes estão vivos ou mortos, e uma coisa que deve ficar clara é que quem realmente era perseguido na ditadura eram os democratas, as pessoas que queriam implantar a democracia no Brasil.
Em 1984, o deputado Dante de Oliveira apresenta uma emenda constitucional garantindo as eleições diretas, mas é rejeitada na Câmara dos deputados, quem governaria o país ainda seria decidido pelo Colégio Eleitoral.
Em 1985, Tancredo Neves é eleito, sendo substituído pelo vice José Sarney, após sua morte em abril do mesmo ano, mas a lei maior ainda era ditatorial, estava simplesmente lutando para implantar a democracia.
A Constituição democrática foi implantada em 1989.
O dia da democracia é 25 de outubro, foi decretado para esse dia, mas não se sabe bem porque, o que se sabe é que foi no dia 5 de outubro de 1988 que a Constituição federal atual foi implantada, o grande relator foi o democrata Wilisses Guimarães.
Ele é figura importante na implantação da democracia brasileira, lutou muito para que isso acontecesse.
Graças a DEUS a democracia foi implantada, mas é claro que tem que ter sua evolução, a população precisa ser mais preparada para democracia, e nós temos que consertar muitos estragos causados pela ditadura.
Hoje o Brasil segue o sistema de democracia representativa.
Existe a obrigatoriedade do voto, diferente do que ocorre em países como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo (vota quem quer).
Porém, no Brasil o voto é obrigatório para os cidadãos que estão na faixa etária entre 18 e 65 anos. Com 16 ou 17 anos, o jovem já pode votar, porém nesta faixa etária o voto é facultativo, assim como para os idosos que possuem mais de 65 anos.
Uma música que se tornou um hino da democracia, todos sabem que é a música coração de estudante do Milton Nascimento, essa música se tornou o hino da democracia no Brasil.
Essa música será também uma das que serão postas no artigo sobre o dia nacional na juventude, pois é uma música que tem haver com permanecer com a juventude.
Essa música se tornou o hino da democracia brasileira porque o presidente Tancredo Neves que não teve a chance de governar gostava e muito
Deixo a lei maior para que todos possam ver, é importante cada pessoa ler volta e meia a nossa constituição.
A constituição pode ter sofrido muitas emendas, mas faz parte da democracia, esse regime deve ser aprimorado, mas permanecer.
Deixarei os objetivos da constituição para que todos possam ver e refletir:
I)construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II) garantir o desenvolvimento nacional;
III) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
São objetivos que requer um tempo para serem alcançados, mas com a democracia vamos conseguir, bastar permanecer com a democracia, e que todos saibam que dia 25 de outubro é o grande dia da democracia brasileira.
A democracia jamais pode ser destruída.
Aqui no Brasil o que cada brasileiro deve ter em seu pensamento é ditadura nunca mais, simplesmente a democracia deve ser aprimorada.
Agora uma pergunta Não irá a Democracia, que sempre procurou a igualdade, liberdade e fraternidade, descobrir a maior desigualdade, a maior prisão ao dinheiro e indiferença ao próximo?
A ditadura é como o Ovo, dura por fora e mole por dentro, a democracia é como o pêssego, mole por fora e dura por dentro. Qual é melhor? A ditadura ou a democracia? A resposta parece ser óbvia, nem só de pêssegos vive o homem, nem tão pouco de ovos. O homem não e um macaco nem um reptil. O segredo é óbvio: a ditadura democrática. O que é isto? Quando a ditadura fica excessiva é preciso democratizar, quando a democracia fica excessiva é preciso ser ditador. A isto se chama ditadura democrática interactiva, que é o regime que impera na natureza, quando fica frio, depois vem o sol, quando fica sol depois vem o frio. Será que nenhum líder ainda aprendeu a liderar baseado nas leis da natureza?
Nenhum comentário:
Postar um comentário