O amor possui vários aspectos, e todos foram planejados por Deus para fazer parte do casamento. Os quatro estágios do amor, são:
1º - A atração que une o casal, chamada de desejo (Gn 29.18 – “E Jacó amava a Raquel e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor”.)
2º - A atração progride para o romantismo, um sentimento forte e doce (Gn 26.8 – “E aconteceu que, como ele esteve ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca, sua mulher”.)
3º - Sensação de segurança, que faz com que o casal cuide um do outro e prometem total lealdade (Rt3.9-11 – “E disse ele: Quem és tu? E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende, pois, tua aba sobre a tua serva, porque tu és o remidor.
10 E disse ele: Bendita sejas tu do SENHOR, minha filha; melhor fizeste esta tua última beneficência do que a primeira, pois após nenhuns jovens foste, quer pobres quer ricos.
11 Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa”.)
4º - A amizade, com ênfase na comunicação e compartilhar pensamentos, sentimentos e sonhos (Ct2.14b – “mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face, aprazível”.)
O amor não pode ser egoísta, deve-se perceber o valor do ser amado, ser responsável por ele, e juntos, crescer mais a cada dia. Com isso, ajudamos a fortalecer os casais nos princípios do amor, da aliança e do respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário